terça-feira, 14 de julho de 2009

ADELAIDE MOÇA


Adelaide Moça é natural de Matosinhos.
Assina os seus primeiros quadros a óleo em 1994. Desde que se conhece sentiu-se com tendência natural para a pintura. Completamente apaixonada pela cidade invicta, pinta-a com exuberância. Pinta principalmente: as suas ruas, casas, ruelas, recantos, edifícios, pontes, igrejas, monumentos históricos, a Ribeira, a Foz, o Rio Douro e as suas embarcações que navegam rio acima, rio abaixo, arrastando no seu lastro fantasias de mundos imaginados. 95% dos seus quadros são da cidade do Porto.
A sua pintura é naif, que desde os tempos de Henri Rousseau, em meados de oitocentos, ganhou lugar próprio entre as criações artísticas. As aparentes infantilidades e ingenuidades da sua pintura, produzida de modo intuitivo, sem preocupações técnicas, movida pelo único objectivo de reproduzir na tela a realidade que a circunda, transportam-nos a figurações fiéis dos temas pintados, as mais das vezes os recantos da cidade do Porto, objecto do seu fascínio.
Revisitar a Cidade Invicta através das telas de Adelaide Moça é viajar por uma cidade de aparência onírica, bem mais perto das reminiscências do nosso imaginário do que da realidade triste e cinzenta com que às vezes se nos mostra a nossa cidade.Para além do mais que eleito tema da cidade, são variados os outros temas por onde a pintora deixa correr a sua imaginação que, sempre com cores alegres, desprendidas dos códigos escolares, transporta para a tela, desde a figura humana até às naturezas-mortas, passando pela aventura da abstracção.

Um comentário: