terça-feira, 14 de julho de 2009

JUANA E CARMELA SANTAMARIA


Nasceram em Pobra do Caramiñal (Corunha) respectivamente em 1960 e 1961, mantendo um atelier de cerâmica perto de Santiago de Compostela.
Cursaram estudos na Escola de Artes Aplicadas e Ofícios Artísticos “Mestre Mateo” de Santiago de Compostela, na especialidade de Esmaltes. “Curso de Escultura Cerâmica” ministrado por Xavier Toubes. “Curso de desenho técnico aplicado ao artesanato” – AGA (Corunha). “Curso de Iniciação à arte contemporânea no século XX para artesãos”, ministrado por António Garrido Moreno (Corunha). Curso de Iniciação à cerâmica – Lugo. “Curso de Desenho técnico aplicado ao artesanato” – AGA (Corunha). “Curso de Iniciação à arte contemporânea no século XX para artesãos”. “X Curso Internacional de cerâmica contemporânea”, ministrado por Arcadi Blasco, Theodora Chorafas e Juán Granados – Pontevedra.
Exposições Colectivas
1985 – 1.ª Bienal Nacional de Arte do Esmalte de Salou (Tarragona)
1987 – Esmaltes Internacionais II – Corunha
1988 – Esmaltes Internacionais III – Corunha
1989 – 1.ª Bienal Internacional de Arte de Esmalte de Salou
1995 – “Artesanato e desenho da Galiza” no Centro de Artesanato de Desenho do Lugo
1996 – “Obradoiros” na Casa de Cultura de Oleiros (Corunha)
2004 – “Artesanato e Desenho 04 – 100 Propostas para o Novo Milénio” (Itinerante)
2005 – VI Exposição Internacional da Arte do Esmalte de Salou (Tarragona)
EXPOSIÇÕES
2007 – Casa da Cultura e Juventude “Raquel Fernández Saler” – Pobra do Caramiñal (Corunha)
2007 – Centro Sociocultural das Fontiñas – Santiago de Compostela
2002 – IV Certame de Artesanato “António Fráguas” com selecção e aquisição de peças no apartado de Artesanato Contemporâneo – (Corunha)
2004 – V Certame de Artesanato “António Fráguas” com selecção e aquisição de peças no apartado de Artesanato Contemporâneo (Corunha)2008 – Colabora com C.G.A.C. (Centro de Arte Contemporânea) na realização de peças em cerâmica para a obra do artista francês Guillaume Leblón.

Nenhum comentário:

Postar um comentário