terça-feira, 14 de julho de 2009

GUSTAVO FERNANDES


Nasc. Lisboa, 1964. Viveu 13 anos no Canadá, nos períodos de 1975/1979 e 1981/1989. Frequentou a Escola de Belas Artes Mission Renaissance, o programa de Artes Plásticas e Gráficas do Dawson College e os cursos «Drawing from the Artist within» de Betty Eduards e «The Natural way to Draw» de Nicolïdes, em Montréal. No interim da sua permanência de dois anos, em Portugal, trabalha sob orientação do retratista Francisco de Oliveira. Os seus primeiros contactos com os meios artístico e cultural desenvolvem-se em Montréal, onde leva a cabo as suas primeiras exposições (Galerie Triolet e La Bourse d?Art). Regressa definitivamente a Portugal, em 1989, instalando as bases do Atelier de desenvolvimento Artístico - Galeria dos Arcos (Oeiras) que irá consolidar em 1992. Em 1993, é co-fundador do Grupo Artitude (com Luís Vieira-Baptista, Magnus de Monserrate e Victor Lages), que se extingue em 1996. As suas actividades cultural e artística profissional, no mercado, autonomizam-se e evoluem, desde então, sem que, todavia, perdesse os contactos individuais e afectivos que emergiram das mais gratificantes sinergias do Grupo.
EXPOSIÇÕES
Realiza um total superior a 180 exposições, recenseada a sua distribuição por: 32 mostras individuais, 25 Conjuntas e de Grupo (19 integradas em actividades do Grupo Artitude, entre 1993/96) além de participações em mais de 127 colectivas, desde 1983 a 2003.
PARTICIPAÇÕES EM MOSTRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO ESTRANGEIRO
«Peinture Portugaise Contemporaine à la Veille du XXIe Siècle», Bruxelas — «Mostra di Arti Applicate Contemporanea», «OKA — Objectos com Alma», USA, «Viagens em Portugal» — Varese, Milão, «2nd World Water Forum & Ministerial Conference» e «Artists Water, Seven Seas Project», Institute of Social Studies, Haia — Holanda, The Circle of «United Buddy Bears» for UNICEF, Berlim, Alemanha (Buddy Bär Berlin GmbH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário