terça-feira, 26 de maio de 2009

GARCIA REY






Francisco García Rey

Francisco García Rey é um pintor ferrolano de larga trajectória artística. O seu historial artístico é tão prolixo como interessesante. Expõe desde há mais de 20 anos, sempre com grande aceitação pela crítica e pelo público. Lógicamente, no seu começo, o maior número de mostras fá-las na sua cidade natal.Mas pouco a pouco a sua fama vai-se acrescentando e, proporcionalmente o raio de acção dos seus trabalhos. Assim, foi-se vendo a sua obra a nível a nivel regional, nacional e internacional: Pontedeume, Cedeira, Santiago de Compostela, Baiona, Vigo, Salamanca, Barcelona, Porto y Düsseldorf, são exemplos do que acabamos de dizer. Além disso, García Rey conjuga o seu ofício de pintor con outros aspectos relacionados com este, como o de académico, o de pedagogo e o de divulgador: é membro da Asociación de Artistas Plásticos Galegos; foi professor de desenho e pintura em diversos ateliers; colobaborou em publicações locais e regionais, não só mostrando obras de sua autoria, mas também como crítico e analista de arte. A bagagem teórica e técnica deste pintor é acima da média. A sua pintura tem raízes profundamente galegas: estudou a obra de Maside e de Seoane. Mas não fica por aquí a sua inspiração, já que esta transcende o espaço e o tempo, em pintores que vão desde Velásquez até Antonio López.A evolução da sua pintura explora todos os campos da realidade até chegar ao hiperrealismo. Mas não a um hiperrealismo usual, que sempre se fez a óleo, mas sim a um hiperrealismo com nova técnica, nova nesta tendencia, como é a aguarela: García Rey é dos poucos artistas espanhóis que conjugam estas duas coordenadas. Parte da realidade adaptando-a ao seu "eu" pessoal. Afastando-se da técnica aguarelista clássica, de mancha, para experimentar com outras técnicas novas, que mantém zelosamente guardadas. Sempre sem descuidar um finíssimo trabalho de estudo de perspectiva. A sua obra desenvolve-se em séries, nunca em quadros independentes. Cada quadro é um repto, uma experimentação contínua. Quando termina uma das suas séries, fecha um ciclo e começa outro novo.No catálogo da sua última exposição, podemos apreciar a sua evoluçã, a qual sem estar em completa ruptura com a sua obra anterior, vemos que a materia se vai sublimando até transformar-se, deteorar-se, decompor-se , num lirismo de sombras, brumas, névoas e bosques. O protagonista da sua obra é o homem, a pesar da sua ausencia física. "A mihna intenção é nos olhemos, através da mina obra, como num espelho, e fuiquemos conscientes do mundo irreal e frívolo em que vivemos, e nos traslademos à realidade das sensações, sentimentos e recordações, onde tudo é autêntico”. Estas palavras do autor resumen a sua pintura e nos definem os seus postulados através de uma sinergia indissolúvel entre o classicismo e a contemporaneidade. Eis a sua pintura.Juan A. Carneiro(Prof. Hª del Arte)
EXPOSICIONES
2008Feria de arte Contemporáneo "ARTERIA 2008" Monzón (Huesca)Exposición colectiva "OS MAIOS" (ARGA) Santiago
2007Exposición “Galiza 5 visións”, París.Feria de arte “ARTZ”, Zaragoza.Encontro coa arte “LEMBRANDO A CUNQUEIRO”, Brión
2005Feria de arte Independiente de Madrid (FAIM).Feria da arte A Coruña. Exposición colectiva Artistas Solidarios con África, ARGA, Santiago. Exposición “Pasiones”, ASOCIACIÓN DE ARTISTAS PLÁSTICOS GALEGOS (ARGA) , Santiago de Compostela.Exposición colectiva O MAR, Sansenxo.Exposición colectiva Club Financieiro, A Coruña.Exposición Inauguración Fundación Caixa Galicia, Ferrol.
2004Exposición “Mostra d´Art BCN”, Galería TORANTO, Barcelona.Exposición “Impresións Humáns na Natureza”, COLEGIO OFICIAL DE ARQUITECTOS DE GALICIA, Santiago de Compostela.Exposición “Realismo mágico”, HOTEL SILVA, Ferrol.
2003Exposición CASINO FERROLANO, Ferrol.
2002Expo Nadal 2002, Hostal dos Reis Católicos, Santiago de Compostela.Ferias de Artes Plásticas, Concello de Baiona.Ferias de Artes Plásticas, Ciudad de Vigo.Exposición permanente en Galería EUGENIO TORRES, Porto, Portugal.
2001Exposición colectiva permanente en Galería JOSÉ LORENZO, Santiago.Exposición colectiva en Ateneo Ferrolán, Ferrol.Exposición SPARKASSE RATINGEN, Düsseldorf, Alemania.Exposición colectiva GALERÍA BATIK, Barcelona.
1999CENTRO CULTURAL TORRENTE BALLESTER, FerrolParticipación na FEIRA DE ARTE 99, Ateneo Ferrolán, Ferrol
1996CENTRO CULTURAL MUNICIPAL, Ferrol
1991SALA DE exposiciones DEL PALACETE, CedeiraCENTRO GALLEGO, Salamanca
1990Sala de exposiciones CAIXA GALICIA, Ferrol
1986Aula de Cultura CAIXA GALICIA, FerrolSala de exposiciones CAIXA GALICIA, PontedeumeSala de exposiciones ENDESA, As PontesSala de exposiciones S.D.R. CANIDO, Ferrol
1984Sala de exposiciones CAIXA GALICIA, Vilagarcía
1983Exposición CERTAMEN CORTE INGLÉS, Vigo
1982Sala de exposiciones CAIXA GALICIA, Ferrol

Nenhum comentário:

Postar um comentário