quarta-feira, 27 de maio de 2009

MARIA LEAL DA COSTA











Maria Leal da CostA

Tem atelier (aberto a visitas) em Marvão, no Parque Natural da sede de S. Mamede onde vive e onde trabalha profissionalmente desde 1999.

Das suas últimas exposições, participações e obras públicas, salientam-se: em 2007, Enlaces, exposição em Sevilha e Bruxelas, integrada na Presidência Portuguesa da União Europeia, e apoiada pela Fundação Luso-Espanhola; foi seleccionada como representante de Portugal no Stone Sculpture Symposium Vilnoja 2007, na Lituânia, tendo a organização adquirido a obra O Poder do Silêncio, que figura no Parque de Vilnoja; em Évora, realizou o busto do 1º Conde de Ervideira, em 2007; foi seleccionada para o VIII Certame de Artes Plásticas Sala el Brocense da Diputación de Cáceres, 2006; em Lisboa, executa o monumento a Paul Harris, em 2006; o Município de Portalegre encomendou-lhe a escultura Jogo de Memórias, que figura nos Paços do Concelho, em 2006; em 2005, realiza Torre de Belém, uma escultura para invisuais colocada no jardim fronteiro a esta, em Lisboa; foi premiada em Vigo no II Concurso de Artes Plásticas Conxemar 2004; teve o 1º Lugar do Concurso Público para a concepção e execução do monumento alusivo ao cavalo Alter Real, em Alter do Chão (escultura na rotunda junto à Coudelaria), em 2004; para o Município de Marvão produz a escultura Castanheiro, rotunda da Portagem; teve o 1º lugar no XI Premio Ibérico de Escultura Ciudad de Punta Umbría, 2004; esculpiu o Cavalo Lusitano, para uma praça em Portalegre; foi seleccionada no concurso internacional de escultura 2004, da Casa da Cultura de Villafranca de los Barros, na III Bienal Internacional de Arte de la Mar, em Salinas; em 2001, foi convidada pelo Instituto Internacional de Macau a apresentar uma exposição, integrada no 1º Encontro das Comunidades Macaenses; em Nisa, concebeu o monumento ao Prof. Mendes dos Remédios, em1999.

A sua obra encontra-se representada em Portugal e no estrangeiro, em colecções públicas e privadas, nomeadamente em museus, municípios, organismos estatais e empresas privadas, tais como (selecção) Museu da Cidade de Lisboa, Museu do Mármore, Vila Viçosa, municípios de Punta Humbria, Espanha, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Macau e S. Francisco. Bancos: BCP, Espírito Santo, Caja de Salamanca y Sória; Ministério da Cultura, Inst. Politécnico de Portalegre, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Internacional de Macau, Epul, Colégio de Arquitectos de Badajoz.
Expôs na China e Itália e, regularmente, em Portugal, Espanha, Estados Unidos e Bélgica, tendo obras suas em inúmeras colecções particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário